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O trio dos P's e o sucesso de um negócio


No mundo corporativo vários números com letras são comumente difundidos, temos o 5S, os 4Ps do Marketing (lembrando também que aqui existem os 4Cs e os 4As) os 7 desperdícios do Lean Manufacturing, os Planos de Ação com o 5W2H, as 7 ferramentas da qualidade, e muitos outros, sem contar a infinidade de siglas específicas para cada empresa. Todas as siglas que citei acima valem um post, são bem relevantes no dia a dia de qualquer negócio. Mas hoje falarei um pouco sobre os 3 Ps para o sucesso de qualquer negócio. Produto, Processos e Pessoas. Um dos grandes defensores dessa abordagem é Marcus Lemonis, empresário e apresentador da CNBC, com seu programa "The Profit", no Brasil, o programa "O sócio" passa no canal pago The History Channel. No caso de Marcus, ele diz que um negócio para ter êxito tem que ter ao menos 2 desses três fatores. Aqui discordo um pouco dele. Para mim são um tripe de uma mesa, caso um deles saia, a mesa pode até se equilibrar por um período, mas qualquer alteração, acaba desequilibrando a mesa e tudo vem abaixo. Ouso dizer que todos eles tem igual importância, fazendo mais uma vez, a comparação com a mesa de tripé, caso haja uma perna que seja mais curta, ou mais longa, a mesa fica torta. Ficará de pé, mas afetará o equilíbrio e estabilidade, além de talvez não cumprir o seu papel de mesa. Como colocar coisas em uma mesa que está torta? Para uma empresa, o importante é ela sobreviver, nesse caso, pensando de maneira simples, o principal é trazer lucratividade. Sem lucro a empresa acaba morrendo. Pensando nisso, qual a relação de cada um dos 3Ps e o impacto que é gerado no lucro? Comecemos pelo produto. Esses dias li algo interessante, não existe propaganda boa o suficiente que faça vender um produto ruim, acrescentaria a palavra continuamente, ou seja, não existem uma propaganda boa o suficiente que faça um produto ruim vender continuamente. Ou seja, o bom produto é essencial para uma venda contínua e por longo tempo e mesmo assim esse produto tem que passar por upgrades para se adaptar a novas realidades dos clientes. Mas como garantir continuamente o lançamento de bons produtos, ou como fazer com que os mesmos sejam comercializados na quantidade desejada, dando a lucratividade idealizada para a empresa? Processos bem definidos e estruturados seriam uma boa resposta. E por último, mas não menos importante, Pessoas. Elas que executam os Processos, lidam diretamente com o Produto, desde sua concepção até sua comercialização e pós venda. Boas pessoas agregam e constroem, enquanto pessoas ruins, destroem. Pessoas corretas executando Processos estruturados, com foco em Produtos adequados aos seus clientes são fundamentais para o sucesso de qualquer organização.

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